Em 1988, iniciou-se a Associação dos Metalúrgicos, formada por um grupo de trabalhadores, com Edison Luís Venâncio como um de seus fundadores. Naquela época, os membros eram filiados ao Sindicato de Catanduva. Em 8 de março de 1990, a Associação foi reconhecida oficialmente, tornando-se a representante legal da categoria e dando origem ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José do Rio Preto e Região.
Em 1991, Venâncio assumiu a presidência do sindicato. Hoje, 25 de julho, após 36 anos, o Sindicato conta com uma estrutura sólida, oferece inúmeros benefícios e garante conquistas anuais para os trabalhadores, como reajustes salariais, PLR’s e a manutenção das cláusulas da Convenção Coletiva.
Para Edison Venâncio, que atualmente também integra a diretoria da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, "a fundação deste Sindicato fortaleceu a luta dos trabalhadores. A história demonstra isso: são décadas de muitas conquistas. Nossa estrutura, com vários benefícios, é um exemplo de uma entidade bem-sucedida que se mantém viva e cada dia mais forte, continuando a lutar e a oferecer benefícios a toda categoria metalúrgica de São José do Rio Preto e Região".
O presidente Marcos Donizete de Souza destaca sua satisfação em fazer parte desta diretoria e a confiança que recebeu ao ser reeleito para o cargo de presidente: "Este é um sindicato com uma grande história. Devemos olhar para o passado e reconhecer toda a luta necessária para chegarmos até aqui. Esta entidade sempre manteve uma linha de conduta de respeito àqueles que ajudaram a construí-la."
*Por Junior Santana / Assessoria de imprensa do Sindicato - fotos: Divulgação Sindicato